Uma Nova Pedra – H&I
O nosso propósito primordial é o de levar a mensagem de recuperação ao adicto que ainda sofre.
Uma maneira de fazer isto é realizar reuniões em hospitais e instituições para pessoas que não podem assistir a reuniões fora dessas instalações. As instituições podem incluir, mas não se limitam a, instalações correccionais, sanatórios, unidades de desintoxicação, centros de detenção juvenil, e abrigos; sejam governamentais ou privados. O internamento pode ser voluntário ou involuntário.
Ao trabalhar com outros em H&I, os membros da Cocaína Anónimos partilham as suas experiências, força e esperança. Abaixo estão alguns dos nossos sentimentos sobre as nossas experiências com H&I.
Lembrar de Onde Vimos
“A minha primeira experiência com H&I foi quando tinha 90 dias sóbrio e fui partilhar num painel no hospital. Tinha a certeza de que não tinha nada para oferecer, nada para dizer. Sentei-me a ouvir os partilhadores antes de mim e pensei que tinham dito tudo o que eu queria dizer. Quando chegou a minha vez, abri a boca e deixei as palavras saírem. Não disse apenas o que alguém precisava ouvir, mas
também aquilo que eu precisava de ouvir.”
“Quando a reunião acabou, passei algum tempo a falar com os pacientes e partilhei mais alguma esperança, fé e coragem. Saí da reunião com um sentido de felicidade e alegria que nunca tinha sentido antes. Ainda sinto essa alegria sempre que partilho num painel, especialmente para um grupo de adolescentes.”
“H&I ajuda-me a lembrar de onde vim. Também me ajuda a ver o milagre da recuperação a mudar os outros, e ao fazer isso ajuda-me a mudar a mim mesmo. Não existem palavras que possam descrever o sentimento de quando alguém que conheci pela primeira vez numa reunião de H&I recebe o seu porta-chaves de primeiro ano.”
“Sendo um adicto em recuperação, a coisa mais perigosa para mim é de me esquecer que sou um adicto ou de pensar que posso usar com sucesso, e é isso que exactamente que a minha doença tenta levar-me a acreditar. Sempre que vou a uma reunião de desintoxicação, sou sempre lembrado da simples verdade da adição e das suas consequências. Isto ajuda-me a manter-me sóbrio e de estar sóbrio pela minha recuperação. Foi-me passado através deste método, e sinto-me abençoado de ser capaz de manter a tradição.”
Gratidão
“Ao deixar a instalação correccional, senti-me estático; grato pelo privilégio de ser um veículo do meu Poder Superior e com esperança de que a semente tenha sido plantada na mente de algum adicto que ainda sofre. Partilho o milagre da minha recuperação e de como Cocaína Anónimos mudou a minha vida; O trabalho de serviço em H&I ajuda-me a manter-me limpo hoje. Isto é uma das maneiras que funciona para mim. Através de serviço em H&I, a minha gratidão é multiplicada.”
“Como um pai, quando deixo uma instalação de correcção juvenil, agradeço a Deus que não tenho sido um dos meus filhos a ouvir o painel. Acima de tudo, sinto-me grato de estar sóbrio e levar a mensagem de C.A. àqueles que não têm tanta sorte.”
“A minha razão de participar em H&I é egoísta. Para me manter limpo e grato pelo que tenho. Dá-me um sentimento de utilidade perante Deus e pela humanidade.”
“O olhar dos pacientes, o suor das suas testas e nas palmas das suas mãos; não estão certos que se conseguem manter sóbrios por mais um dia. Isto faz-te estar grato porque quando a reunião acabar, vais para casa. É a única diferença entre ti e eles.”
“Gratidão…
Portas a abrir em vez de fechar,
Poder oferecer
o desejo da recuperação
O recém-chegado num hospital ou
instituição… dá humildade e a constante
realização de esperança.”
Esperança
“Acredito que ao partilhar a minha experiência, força e esperança através de H&I, poderei, de uma maneira muito pequena, ajudar outro adicto que ainda sofre ao ver um vislumbre de esperança e de uma vida melhor. Mas pela graça de Deus… aqui vou eu.”
“Quando falo num painel de H&I, o sentimento de que alguma coisa especial está a acontecer é imediato. Os olhos dos pacientes ou presidiários iluminam-se enquanto conto a minha história. Estiveram onde eu estive e sentiram o que eu senti… desespero. Agora estão sentados num hospital ou prisão, a pensar ‘Para onde vou daqui?’ Ao partilhar o caminho da minha recuperação tomou lugar, vejo por vezes a expressão de esperança a reentrar nas suas caras. À medida que pensam“Talvez isto funcione também para mim”. Sinto-me grato por partilhar a minha esperança, fé e coragem com adictos que mais precisam.”
Uma nova pedra de H& I
“O que é que retiro de H&I? Estar ligado a H&I deu-me uma melhor perspectiva sobre quem sou como pessoa, porque tenho de oferecer para a manter. Só o facto de poder entrar e sair de instituição é uma bênção.”
“Durante os 26 anos que usei numa base diária, nunca experienciei a euforia que tive no último mês. Ao assistir a um painel de C.A. à dois anos atrás num centro de Departamento Correccional, observei um novo preso em completa negação da sua doença. Durante o seguinte ano e meio, recebi o presente de ver esse homem crescer ao viver os Doze Passos. Ele foi libertado e enviado para uma casa de recuperação onde C.A. tem outra reunião e ambos participamos nesse painel. No último mês ele assistiu à reunião de comité de H&I e foi colocado no painel que vai voltar àprisão onde nos conhecemos. Essa mesma noite, ele levantou o seu porta-chaves de 18 meses.”
“Quando as pessoas me vêem hoje em dia, a rir e alegre, muitos perguntam o que ando a fazer, A minha resposta é consistente – ‘estou a trabalhar com outros’.”